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Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2023 reúnem mais de 52 mil visitantes
O maior evento do setor de alimentação fora do lar da América Latina recebeu profissionais de todo o Brasil e arrecadou mais de 3 toneladas de alimentos para programa social
São Paulo, 21 de junho de 2023.Realizadas há 39 anos, a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes seguem surpreendendo. Sucesso de público, tanto em quantidade quanto em qualidade, o evento se reafirmou como o maior encontro de negócios do food service na América Latina. Foram 52.267 visitantes em quatro dias de feira no Expor Center Norte, em São Paulo, de 13 a 16 de junho, número 14% superior ao registrado na edição de 2022.
Mais de 1.800 marcas expositoras revelaram tendências e soluções em equipamentos, acessórios, utensílios, mobiliário, higiene e limpeza profissional, automação comercial, embalagens etc. “Recebemos visitantes de todo o Brasil e de diversos países que conheceram as últimas inovações para seus estabelecimentos e aproveitaram os projetos de conteúdo, consultorias e experiências”, afirma o business manager do evento, Daniel Corigliano.
Pelos corredores, profissionais de restaurantes, bares, pizzarias, padarias, sorveterias, indústrias de sorvetes e outros tipos de estabelecimentos, se encantavam com a variedade de produtos e serviços à disposição e, o melhor, com preços diferenciados.
Atenção à sustentabilidade
Outro ponto a ser destacado foi a atenção da Informa Markets, realizadora do evento, às ações de sustentabilidade. “Nos unimos a parceiros importantes para fazer a diferença na vida de milhares de famílias. Arrecadamos mais de 3 toneladas de alimentos que serão doados ao projeto Quebrada Alimentada, que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade da Zona Norte de São Paulo. Foram mais de 40 iniciativas que colaboraram para o desenvolvimento sustentável do setor”, completa Corigliano.
Dono de uma padaria e de um negócio de hot dogs em Salvador, Manoel Veloso, acostumado a frequentar apenas eventos do ramo, teve uma grata surpresa em sua primeira incursão pela Fispal Food Service e Fispal Sorvetes.
"A Fispal conseguiu atender a todas as demandas que eu tinha, com variedade de fornecedores, boas oportunidades e ideias para incrementar tanto a padaria quanto o quiosque de cachorro-quente", disse.
Almir Lopes, que comanda um bar no Rio de Janeiro há sete anos, visitou o evento pela segunda vez e também se surpreendeu. “Estou achando esta edição particularmente muito boa. Além de um público que realmente entende o que está buscando, todos os principais fornecedores para o nosso ramo estão presentes. Outra coisa bacana é que tem uma grande variedade de marcas que permitem que a gente consiga comparar preços para poder escolher os itens que mais se adequam à nossa capacidade de investimento”.
Daniel Corigliano reforça que este ano foi marcado pela qualificação geral do evento. “A cobrança do ingresso fez com que pessoas realmente interessadas em melhorar seus negócios ou em iniciar seus empreendimentos fossem até o local. A percepção dos expositores foi muito mais positiva que a do ano passado, tanto no que diz respeito à qualificação quanto no tocante à geração de negócios”.
Uma das principais parceiras, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que marcou presença com um lounge e um estande, compartilha da opinião do business manager. Para o presidente executivo da entidade, Paulo Solmucci, a feira se consolida mais uma vez como o maior evento do setor na América Latina e, além de trazer inovações tecnológicas com foco no aumento da produtividade sustentável, também discutiu a importância de gerir o negócio com responsabilidade e foco na qualidade do serviço prestado.
“O setor de alimentação fora do lar foi um dos mais afetados pela pandemia e agora encara o desafio de retomar a margem de lucro e quitar as dívidas que se acumularam durante os meses de isolamento social”, destaca o dirigente, acrescentando que outro ponto importante a ser observado é que as novidades em equipamentos e softwares apresentados na feira mostram um Brasil muito mais conectado com as novas tendências que surgem no setor. Ele lembra que o lounge da Abrasel foi essencial para promover troca de conhecimento e relacionamento entre profissionais do setor de bares e restaurantes de todo o Brasil e parceiros estratégicos. “Foram mais de 3 mil visitantes que passaram pelo nosso lounge e que puderam trocar experiências sobre este setor tão importante para a economia do Brasil”.
Uma feira de dar água na boca
A Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes chamaram a atenção também pelas arenas de conteúdo e experiências gastronômicas. Um dos destaques foi o Point dos Chefes, comandado pela Federazione Italiana Cuochi (FIC), onde se compartilharam técnicas e receitas de dar água na boca.
O diretor de marketing da entidade, Sergio Viggiano, celebrou a parceria de sete anos: “Para nós é motivo de muito orgulho a FIC ser convidada para tomar conta do Point dos Chefes, a gente faz isso com muito prazer. Tivemos a participação de mais de 50 chefes envolvidos diretamente na concepção do evento, na programação e na execução de tudo o que a gente programou. E fomos visitados por chefes de quase todos os estandes também”, conta.
“São colegas de trabalho que encontraram todo o apoio, a confiança e o conforto necessários para se sentirem mais ainda em casa. Com relação à organização, a feira, neste ano, melhorou muito o fluxo pessoas. A gente viu que o público foi mais seleto e muito mais objetivo em termos de negócios. Fizemos networking, novos negócios e as apresentações que queríamos. Para 2024, só podemos esperar uma feira maravilhosa, muito movimentada, bem conduzida, e o Point dos Chefes certamente estará fantástico”, espera Sérgio, lembrando que um dos pontos altos da atração foi a Copa do Mundo de Tiramisú.
Cinco competidores aprovados em seleção prévia prepararam a versão tradicional do doce italiano em busca do reconhecimento de seis jurados, que usaram como critérios de avaliação o sabor, a textura, o aroma e a técnica. Patrícia Guerra, paulistana, advogada, corregedora do estado e estudante de gastronomia foi a vencedora e vai representar o Brasil na Itália em outubro, quando acontecerá a grande final do concurso: “É muito emocionante poder representar o nosso país, eu treinei muito para chegar até aqui”.
Oficina da Pizza
Uma experiência completa para o segmento de pizzarias, onde os amantes da boa pizza puderam aprender técnicas especiais de preparo, com ingredientes essenciais para alcançar o máximo sabor e qualidade. A Informa Markets levou para a Fispal Food Service 2023 uma pizzaria exclusiva em parceria com o CTP (Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas).
Foi um sucesso! No espaço, renomados chefes pizzaiolos fizeram apresentações, mostrando suas técnicas para a produção de diversos estilos de pizza. A curadoria ficou a cargo de Ronaldo Ayres, o Senhor Pizza.
“Foi um evento maravilhoso que proporcionou, principalmente, o encontro de pizzarias do Brasil e de fora. Em um único lugar reunimos os chefes mais renomados que levaram seus conhecimentos e também recebemos grandes parceiros que contribuíram para o sucesso do evento, com distribuição de muitos produtos e brindes para os convidados. Dividimos momentos felizes, revimos e fizemos novos amigos e pudemos vislumbrar o nascimento de novos negócios. Já sinto saudades e estamos nos programando para o ano que vem com muitas novidades”, promete o Senhor Pizza.
Soluções hightech
Foram quatro dias de muita tecnologia. As soluções apresentadas na feira para incrementar o food service não deixaram nada a desejar comparativamente aos grandes eventos internacionais do setor. No espaço “Conexões Foodtech”, pensado para promover o desenvolvimento das foodtechs, essas tendências puderam ser vistas por milhares de empreendedores.
O lounge comandado pela Associação Nacional de Restaurantes levou novidades do mercado de tecnologia aplicadas à produção, distribuição e consumo de alimentos, e mostrou como elas podem impactar positivamente os negócios dos visitantes.
Para Fernando Blower, diretor executivo da ANR, “a atração possibilitou plantar o embrião de uma jornada que pode ser muito profícua, muito rica, de trazer para o Brasil e para o mercado de bar, restaurantes, lanchonetes, e alimentação fala do lar, o que tem de mais contemporâneo e interessante em termos de inovação, de tecnologia, de softwares, de soluções para a transformação digital”.
Ele comenta ainda a contribuição para que empreendedores e gestores consigam tomar melhores decisões e melhorem, sobretudo, a performance, a margem dos seus negócios e a capacidade de geração de valor, começando pelo cliente e chegando na gestão interna, compras, estoque, finanças. “Em todos os âmbitos da empresa, contemplados em parceiros e soluções que apontam um caminho de crescimento e transformação sustentável do setor”, completa.
Sobre a Fispal Food Service
A Fispal Food Service, reconhecida como a principal feira do setor food service da América do Sul há 39 anos, agora se reposiciona como a principal plataforma de conexão dos profissionais do food service, oferecendo conteúdo, oportunidades de negócios e networking durante os 365 dias do ano, por meio de seus eventos físicos, híbridos e digitais, no pavilhão e na Plataforma Fispal Food Digital. Para mais informações, visite: www.fispalfoodservice.com.br
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros.
Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com.
Hospitalidade, Alimentos & Bebidas na Informa Markets
O portfólio de Hospitalidade, Alimentos e Bebidas da Informa Markets inclui uma série de eventos comerciais globais presenciais, virtuais e híbridos destinados a promover networking, oferecer conteúdo e proporcionar oportunidades de negócios para o setor. Com vários eventos estabelecidos no mercado mundial, como Hotelex Shanghai, Food&HotelAsia, HOFEX, Fispal Food Service e Abastur, o portfólio oferece um alcance de público incomparável em todo o mundo. São 28 eventos ao vivo e digitais nas principais cidades, incluindo Xangai, Hong Kong, Cingapura, Ho Chi Minh City, Seul, Kuala Lumpur, Mumbai, Bangkok, São Paulo e Cidade do México.
Trabalhando ao lado de parceiros estabelecidos do setor, órgãos governamentais e profissionais reconhecidos, o portfólio visa trazer empresas, indivíduos e o setor como um todo para a vanguarda da inovação empresarial global, oferecendo soluções e oportunidades que atendam às necessidades de negócios atuais.
Informações para imprensa:
FSB Comunicação – Informa Markets
Gustavo Monteiro - (21) 98230-2349
Arthur Takebayashi – (11) 98979-1062
imprensa.fispalfoodservice@fsb.com.br
Copa do Mundo de Tiramisú estreia em grande estilo na Fispal Food Service
No terceiro dia da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2023, o estande da Federazione Italiana Cuochi (FIC) promoveu um campeonato para lá de gostoso: a Copa do Mundo de Tiramisú. Cinco competidores aprovados em seleção prévia prepararam a versão tradicional do doce italiano em busca do reconhecimento de seis jurados, que usaram como critérios para avaliar o melhor tiramisú o sabor, a textura, o aroma e a técnica.
Patrícia Guerra, paulistana, advogada, Corregedora do Estado e estudante de gastronomia foi a vencedora da espécie de 'Masterchef' em tempo real e vai representar o Brasil na Itália em outubro, quando acontecerá a grande final do concurso: “É muito emocionante poder representar o nosso país, eu treinei muito para chegar até aqui”.
Para o empresário Gillo Brunisso, responsável pelo evento no Brasil, foi uma boa escolha realizar a competição de provas práticas na Fispal: “O local é uma vitrine da gastronomia brasileira e uma excelente oportunidade de encontros, aprendizados e troca de conhecimentos para todos”.
Endrick Silva, ex participante do Masterchef, estava muito animado em competir: "Participar da Copa do Mundo de Tiramisú está sendo bem interessante. Aqui é uma competição com pessoas muito experientes, apesar de amadoras”. Outro competidor, Cristiano Gonçalves afirmou que os competidores eram muito fortes, mas que se manteve confiante e seguro. Já a finalista Fabiana Borelli comentou que “fácil não foi, todos cozinham muito bem e sabem o que estão fazendo”.
Os visitantes também teceram elogios sobre o evento. Ainda antes da decisão, Daniela Nunes, de Santa Catarina, acompanhava a competição e torcia para um participante conterrâneo. "Estou muito animada com o evento, a gente aprendeu bastante, principalmente sobre tecnologia. Estou encantada com a competição e ansiosa para conhecer o vencedor.”
Área de cafés repleta de novidades
Já imaginou saborear um café com aquele selfie que você adora impresso na espuma? A Gran Coffe, líder no Brasil em soluções para café fora do lar, apresentou uma novidade que fez os visitantes encherem o estande – e, claro, tirarem muitas fotos para as redes sociais. Basta escanear um QR Code, fazer o upload da sua foto preferida e enviar para a máquina, que imprime a imagem na espuma do capuccino com um corante natural na cor caramelo.
Além da novidade, a empresa levou para a feira equipamentos de uso profissional que são o sonho de consumo de baristas a cafeterias: a Nuova Simonelli Aurélia Wave, máquina oficial do campeonato Brasileiro de Barista que aconteceu em março, em São Paulo, e a Black Eagle, do campeonato Mundial de Barista, também em março, em Atenas. De acordo com o gerente nacional da empresa, Eduardo Fernandes, a expectativa de geração de negócios esse ano é superior ao ano passado. “Estamos gostando mais. O fato de cobrarem
ingresso melhorou a frequência das pessoas, estamos recebendo aqueles que realmente têm total interesse e poder de decisão de compra”.
Outro expositor que apresentou novidade na área de café foi o Grupo Utam: as cápsulas Multi, compatíveis com as máquinas Dolce Gusto. O gerente comercial, Fábio Moraes, explica que o nome Multi deriva da diversidade de bebidas que essa linha prevê. “Ela está chegando ao mercado com três blends: Café Espresso, Café Intenso e Café Filtrado, apresentando mais uma alternativa funcional e prática para o consumo do café gourmet”, afirmou, acrescentando que o grupo já planeja incrementar a nova marca com cappuccinos e outras bebidas derivadas de café. “A expectativa com a Fispal Food Service é muito grande, nos surpreendemos com o volume de pessoas visitando. Deixou a gente bem empolgado, percebemos a circulação de muita gente nova querendo conhecer esse mercado, então estamos com expectativa enorme de fechar muitos negócios”, concluiu.
Robôs atraem a curiosidade do público
Um robozinho simpático, que fala e sorri, chega na
mesa do restaurante e entrega o prato ao cliente. O que há um tempo pareceria cena de filme de ficção científica vem se tornando uma realidade em muitos estabelecimentos do food service Brasil afora. Na Fispal Food Service e Fispal Sorvetes, os visitantes puderam ver de perto essa tecnologia na Sou Tech, que apresentou robôs de serviços que interagem com humanos e podem ser utilizados em atendimento, delivery e hospitalidade. Os modelos BellaBot e KettyBot, premiados mundialmente, foram a sensação. Eles realizam entregas de pratos nas mesas e os recolhem à cozinha, recepcionam e guiam os clientes, exibindo ainda informativos e propagandas. E são muito fofos!
Na feira pela primeira vez, a Sou Tech é a única distribuidora licenciada no País da maior fabricante mundial de robôs de serviços, em modelos que variam entre R$ 78 mil e R$ 125 mil. “As expectativas estão sendo cumpridas. As pessoas vêm ao estande querendo saber como essa tecnologia funciona, muitos donos de restaurante estão demonstrando interesse”, afirmou o coordenador comercial de novos produtos, Luiz Braga. O executivo completou que robôs interativos e de serviços são uma forte tendência do setor
de alimentação e já estão cooperando com grandes players mundiais. “Eles agilizam o atendimento, reduzem erros de pedidos, melhoram a eficiência operacional e oferecem uma experiência única aos clientes”.
Pequenas empresas vibram com o movimento de público
Com estande bastante movimentado, a Kãfa, empresa especializada em blends de chás 100% naturais, participa pela primeira vez da Fispal Food Service. A dona do negócio, Danielle de Oliveira, está encantada com os resultados que a feira proporciona, aumentando a captação de novos clientes para a sua empresa. “Temos no nosso chá o conceito de ‘elo’, e é isso que é incrível aqui no evento, porque nós viemos buscar conexões. Certamente voltaremos ano que vem”, disse.
O Mió do queijo, e-commerce com mais de 180 produtos artesanais, entre queijos, antepastos, doces, temperos e azeites, também atraiu a atenção dos visitantes que passavam por seu estande. Rafael Breda, gerente da empresa que atua no varejo e no atacado desde 2015, contou que essa é a quarta vez que marca presença na Fispal Food Service: “O evento é ótimo para “fazer networking, tanto para o mercado B2B como B2C”, atestou.
Presente na Arena Sebrae, Caio Tornello, diretor da Sabor de Família, franquia de comida saudável congelada. A empresa foi lançada em 2011 com intuito de ser uma opção saudável para os que buscam uma alimentação prática e saudável. Hoje a Sabor de Família possui mais de 120 produtos e ainda conta com 1 fábrica. Convidado pelo SEBRAE, Caio estreou sua marca pela primeira vez como expositor e afirmou que: “A expectativa, com a feira, é de gerar novos negócios e oportunidades, e conseguir leads de venda de franquias”.
Fale com um Especialista
Emmanuel Viana de Melo e Diris Faria, da Sociedade Internacional de Consultores de Food Service (FCSI), instituição responsável pela atração “Fale com um Especialista”, destacaram que ter estande na Fispal Food Service é de grande importância para dar visibilidade ao trabalho da organização e comemoraram o sucesso das mesas temáticas que foram a novidade deste ano. Neste terceiro dia de feira, o tema debatido no espaço foi “Gestão de delivery: indicadores de desempenho”. Os consultores Erlise Tancredi e
Flavio Guersola abordaram, junto com o convidado Luiz Squadra, o crescimento desse modelo de atendimento e como melhorar os processos nele envolvidos.
Segundo dados da Kantar, o delivery deve crescer cerca de 7% este ano no Brasil, e, mesmo somando isso à evolução dos anos anteriores, a prática ainda
apresenta um desempenho sete vezes maior na Ásia e cinco vezes maior nos Estados Unidos. O público, que “deu a volta” no estande, também ouviu especialistas sobre a montagem de dark kitchens, a necessidade de investimento em embalagens que mantenham a mesma qualidade no delivery do produto servido no salão e como a quebra de monopólio de grandes players do segmento, como os aplicativos mais tradicionais, pode ajudar o segmento a crescer.
Gelado Experience revela diferenças no preparo do Brasil e da Itália
No Gelado Experience, que tem correalização da Duas Rodas, Carolina Nannini, maestra gelatiere da Carpigiani Brasil, e, diretamente de Bologna, o maestro gelatiere Luca Cappelletti, da Carpigiani Itália, falaram sobre gelatos no Brasil e na Itália e fizeram, ao vivo, uma receita de gelato de mascarpone. O público, composto em sua grande maioria por proprietários de sorveterias e gelaterias, conferiu diversas dicas durante o preparo. Cappelletti contou que, na Itália, o ovo é utilizado para criar a textura e a emulsificação
do alimento, o que não acontece no Brasil, onde normas regulatórias fizeram o açaí entrar na receita e ser um importante ingrediente para alcançar esses objetivos. Dessa forma, a receita do dia foi feita sem o ovo, para se alinhar ao nosso mercado. Outro detalhe contado na atração foi o modo de consumo do gelato: na Itália, o alimento não costuma ser tão gelado e doce como no Brasil.
Visitante elogia as soluções completas
Visitando a feira pela segunda vez, Eduardo Ernandes, proprietário da Music Burger, hamburgueria localizada na Mooca, conta que veio pesquisar novidades para o seu negócio: “A Fispal Food Service apresenta soluções para todas as necessidades de um estabelecimento, por isso vim buscar desde atualizações para a cozinha até fornecedores de brinquedos para um espaço kids. Esse ano a feira está mais movimentada do que no ano passado, mas a estrutura e a organização continuam atendendo muito bem o público”, declarou.
Serviço
Data: 13 a 16 de junho de 2023
Horário: terça a quinta-feira das 13h às 20h e sexta-feira das 13h às 19h
Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo – SP
Promoção e Organização: Informa Markets Brasil
Sobre a Fispal Food Service
A Fispal Food Service, reconhecida como a principal feira do setor food service da América do Sul há mais de 37 anos, agora se reposiciona como a principal plataforma de conexão dos profissionais do food service, oferecendo conteúdo, oportunidades de negócios e networking durante os 365 dias do ano, por meio de seus eventos físicos, híbridos e digitais, no pavilhão e na Plataforma Fispal Food Digital. Para mais informações, visite: www.fispalfoodservice.com.br
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros.
Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com.
Hospitalidade, Alimentos & Bebidas na Informa Markets
O portfólio de Hospitalidade, Alimentos e Bebidas da Informa Markets inclui uma série de eventos comerciais globais presenciais, virtuais e híbridos destinados a promover networking, oferecer conteúdo e proporcionar oportunidades de negócios para o setor. Com vários eventos estabelecidos no mercado mundial, como Hotelex Shanghai, Food&HotelAsia, HOFEX, Fispal Food Service e Abastur, o portfólio oferece um alcance de público incomparável em todo o mundo. São 28 eventos ao vivo e digitais nas principais
cidades, incluindo Xangai, Hong Kong, Cingapura, Ho Chi Minh City, Seul, Kuala Lumpur, Mumbai, Bangkok, São Paulo e Cidade do México.
Trabalhando ao lado de parceiros estabelecidos do setor, órgãos governamentais e profissionais reconhecidos, o portfólio visa trazer empresas, indivíduos e o setor como um todo para a vanguarda da inovação empresarial global, oferecendo soluções e oportunidades que atendam às necessidades de negócios atuais.
Informações para a imprensa:
Gustavo Monteiro: gustavo.monteiro@fsb.com.br / (21) 98230-2349
Arthur Takebayashy: arthur.takebayashi@fsb.com.br / (11) 98979-1062
Tecnologias para food service fazem público lotar o espaço Conexões Foodtechs
Promovido pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), o novo espaço Conexões Foodtechs foi um dos destaques do segundo dia de Fispal Food Service e Fispal Sorvetes, apresentando um cronograma de palestras que permitiu aos visitantes entenderem melhor a importância e o impacto da tecnologia no setor, além de conhecerem as empresas expositoras que atuam nesse segmento e oferecem soluções inteligentes para o ramo de restaurantes.
“Este ano estamos estreando o Conexões Foodtechs, onde trazemos diversos parceiros de tecnologia para discutir transformação digital dentro no nosso setor. Desde a pandemia, esse tema tomou uma proporção enorme e agora está aqui dentro da Fispal para que esses gestores também saibam como melhorar margens, indicadores e performance dos seus negócios e do seu relacionamento com o cliente”, declarou Fernando Blower, diretor executivo da ANR. Para ele, a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes promovem o encontro de fornecedores, indústrias, donos de restaurantes e demais profissionais do setor, que vêm para entender o que está acontecendo em tendências, novidades, produtos e equipamentos. “É fundamental construirmos um cenário onde esses gestores tomem suas decisões e façam os bares e restaurantes do Brasil crescerem cada vez mais”, concluiu.
Logo na abertura do Conexões Foodtechs, o chef Raphael Despirite falou sobre a Suflex, empresa fundada por ele em 2019 a partir de uma carência de automatização e otimização de processos internos da cozinha, que normalmente são realizados à mão. Segundo Raphael, que está pela primeira vez na feira, a Fispal é uma “oportunidade gigante de reunir a galera da gastronomia num interesse comum, além de criar networking”.
Como transformar o atendimento em experiência e encantar clientes para vender mais foi outro tema que atraiu diversos visitantes ao espaço Conexões Foodtechs. O tema foi abordado pelo dono da solução de pesquisa de satisfação para negócios, Bernardo Netto, que destacou a crescente exigência do consumidor. Segundo ele, 40% das empresas deixarão de existir se não investirem na experiência do cliente. Bernardo reforçou que entender a jornada do cliente é extremamente importante, desde a apresentação do negócio nas redes sociais até o pós-venda. Para Bernardo, a Fispal é um importante meio de conexão para seu negócio: “É a minha primeira vez como expositor e aqui eu posso me conectar com o mercado e gerar autoridade para a marca”.
Um dos visitantes que acompanhou a palestra de Bernardo Netto, Juliano Carvalho, dono da cafeteria Efreela, declarou a felicidade em participar da feira e o quanto ter um espaço como o Conexões Foodtechs é inovador. Ele contou que já participa da Fispal Food Service há três anos e que gosta tanto que pretende expor sua marca na próxima edição: “O evento é grande, traz bastante visibilidade, faz muito sentido colocar um estande nosso no ano
que vem”.
Expositores celebram acesso a público de interesse
A Fispal Food Service e Fispal Sorvetes deram um show de tecnologia. O Grupo Alteso, por exemplo, apresentou a New Versatile Pro, que espreme 29 laranjas por minuto e promete aumentar em 15% a produção de sucos graças à nova esteira de rotação de descarte do bagaço. De acordo com Natalia Moura, gerente comercial e de marketing, a expectativa é de que a empresa seja parceria número um da Fispal Food Service em automatização de sucos. “Estamos trazendo novidades que irão otimizar ainda mais a operação desse segmento”, completa, destacando que a New Versatile Pro vai impactar positivamente a capacidade de volume dos operadores.
Trampolim, cama elástica, kid play (brinquedão), circuito ninja, quiosques cenográficos e muito mais. Quem passou pelo pavilhão da Fispal Food Service no segundo dia de evento teve a chance de mergulhar no universo infantil voltado para bares, restaurantes, buffets e outros tipos de estabelecimentos. Um dos expositores, a Nogueira Brinquedos e Parques, que participa da feira pela quinta vez, vendeu nos primeiros cinco meses do ano 60% a mais que no mesmo período de 2022. O maior cliente é o food service, que responde por 30% das vendas da empresa. Para Percila Paloma, diretora de marketing e vendas, as áreas de entretenimento infantil são fontes para impulsionar as
receitas do setor de alimentação fora do lar. “Sair com as crianças para almoçar ou jantar não é uma tarefa fácil, elas ficam entediadas, correm, choram. Os espaços infantis são ótimas opções para distrair os pequenos com segurança, fazendo com que as famílias permaneçam mais tempo nos estabelecimentos e, com isso, aumentem o consumo”, afirma a executiva, que classificou a Fispal Food Service como ótima oportunidade para acessar seu público estratégico.
Já Vanessa Souza, gerente comercial da Bralyx, empresa de maquinário para produção de salgados, contou que a feira vem atendendo as expectativas e proporcionando contato com novos clientes. Ela destacou ainda que vem percebendo, nesta troca presencial, uma boa aceitação das novidades por parte do público.
No estande da SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira foi oferecida consultoria gratuita para os visitantes sobre alimentação vegana e como inserir essa importante vertente culinária em seus cardápios, ampliando, assim, o número de consumidores. De acordo com pesquisa do Ipec (2021), 32% dos brasileiros escolhem uma opção vegana quando essa é destacada pelo bar, restaurante, hotel etc. Segundo Michelle Letran, gerente de campanhas da ONG, a Fispal Food Service propicia que a ONG atinja seu público de
interesse: “O evento consegue dar bastante visibilidade do negócio para o público de food service, além de possibilitar o networking”. Em 2013, a ONG criou o programa de certificação "Produto Vegano SVB", que concede aos produtos de diversas categorias um selo vegano confiável e reconhecido nacionalmente.
Arena Sebrae oferece diversidade de conteúdo
Na Arena Sebrae, um dos destaques do dia foi a palestra de Michelle Melo, gestora estadual de projetos de A&B do Sebrae SP, que contou sobre a missão empresarial que a instituição realizou em Chicago, onde empresários brasileiros visitaram o National Restaurant Association Show. Entre as novidades trazidas de lá estão as tendências em proteínas alternativas e alimentação com saudabilidade. Mas o grande destaque foi o investimento na apresentação de bebidas sem álcool, de maneira a atrair e incluir as pessoas que não consomem alcoólicos nas ocasiões em que esses tipos de bebidas são normalmente consumidos. Isso significa que um cliente de bar que não consome álcool merece ter um drink sem álcool com uma apresentação bem legal para acompanhar seus amigos que consomem bebidas alcoólicas.
Ainda na Arena Sebrae, Leandro Sequelle, dono da Graja Beer, que leva o potencial da cerveja artesanal para a periferia, palestrou sobre diversidade e inclusão no mercado cervejeiro. “É importante eu estar aqui na Fispal para me conectar com produtores de outros segmentos e começar a dar um match entre a cerveja e o food service. A cerveja, como complemento da alimentação, é algo muito forte. Aqui conseguimos apresentar nossa iniciativa e associar essa ação de diversidade com o mercado de food service, ampliando o
impacto.”
Oficina da Pizza arranca elogios de visitantes
Pelo segundo dia consecutivo, a Oficina da Pizza foi um dos espaços mais concorridos do evento. Os chefs encantaram os visitantes, confortavelmente instalados em um cenário de cantina italiana, dando dicas sobre pizzas de alta hidratação e longa fermentação, e revelando os segredos para preparar pizzas doces irresistíveis. Entre uma explicação e
outra, os chefs faziam jogos de perguntas e respostas valendo prêmios saborosos, como uma peça inteira de muçarela ou um balde de azeitonas pretas.
Dono de uma pizzaria em Vitória da Conquista, na Bahia, Vinícius Santos foi um dos premiados. Estreando na Fispal Food Service, o jovem abriu o próprio negócio em 2019 e, no ano passado, conseguiu expandir inaugurando mais uma unidade no shopping da cidade. Este ano, abriu mais uma filial. “Estou impressionado com o tamanho do evento e com tudo o que podemos encontrar aqui em termos de recursos e inovação. Agora que estamos firmando nosso negócio, queremos cada vez mais melhorar a qualidade das nossas pizzas utilizando as mesmas técnicas que as melhores pizzarias do Brasil. Para nós, é uma satisfação poder absorver esses conhecimentos com chefs renomados e também
ter à nossa disposição produtos e equipamentos de primeira linha”.
Outra visitante sorridente foi Nayara Costa, proprietária de uma rede de pizzarias em Ribeirão Preto (SP). “Fomos na contramão e abrimos a primeira loja com apenas três mesinhas na calçada em plena pandemia. Mas graças ao apoio dos nossos clientes e da família conseguimos crescer”, contou a empresária, que largou a engenharia para empreender junto com o marido, também engenheiro.
“Estive aqui na edição de 2019 e, dessa vez, fiquei impressionada com o cuidado que os organizadores e os expositores estão tendo com os empresários, a dedicação para apresentar inovações e outras soluções que vão nos ajudar a desenvolver nossos negócios. É um espaço que nos permite ter vários insights, oferece novos equipamentos com preços mais acessíveis que os
de mercado e facilita o contato com fornecedores”, completou Nayara.
Um point de dar água na boca
Os chefs da Federação Italiana de Cozinheiros estrelaram um dos momentos mais saborosos do evento, o Point dos Chefs, compartilhando técnicas e receitas de dar água na boca. A cada dia de feira serão sete chefs se apresentando e encantando os visitantes com novas técnicas e dicas que valem ouro. O diretor de marketing da entidade sem fins lucrativos,
Sergio Viggiano, lembrou que já são sete anos de parceria com a Fispal Food Service. “A cada ano o evento está maior e melhor. Nós adoramos poder estar mais próximos do público compartilhando nossas técnicas e, claro, curtindo boas conversas”, comentou o cozinheiro, acrescentando que passaram pelo local mais de 600 pessoas e que, até o momento, o prato mais celebrado foi o riso al mare, preparado com arroz tradicional e frutos do mar.
Lounge Embaixadores segue atraindo a atenção dos visitantes
Uma das conversas mais disputadas no Lounge dos Embaixadores neste segundo dia da Fispal Food Service foi com Marcelo Marani. O empresário e especialista em ajudar donos de restaurantes falou sobre como se tornar líder no setor gastronômico. Entre os pontos que abordou, apontou a importância de um branding forte e o desenvolvimento de boas equipes, de forma que o dono fique liberado para focar em sua área de expertise dentro do negócio.
Serviço
Data: 13 a 16 de junho de 2023
Horário: terça a quinta-feira das 13h às 20h e sexta-feira das 13h às 19h
Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo – SP
Promoção e Organização: Informa Markets Brasil
Sobre a Fispal Food Service
A Fispal Food Service, reconhecida como a principal feira do setor food service da América do Sul há mais de 37 anos, agora se reposiciona como a principal plataforma de conexão dos profissionais do food service, oferecendo conteúdo, oportunidades de negócios e networking durante os 365 dias do ano, por meio de seus eventos físicos, híbridos e digitais, no pavilhão e na Plataforma Fispal Food Digital. Para mais informações, visite:
www.fispalfoodservice.com.br
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros.
Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com.
Hospitalidade, Alimentos & Bebidas na Informa Markets
O portfólio de Hospitalidade, Alimentos e Bebidas da Informa Markets inclui uma série de eventos comerciais globais presenciais, virtuais e híbridos destinados a promover networking, oferecer conteúdo e proporcionar oportunidades de negócios para o setor. Com vários eventos estabelecidos no mercado mundial, como Hotelex Shanghai, Food&HotelAsia, HOFEX, Fispal Food Service e Abastur, o portfólio oferece um alcance de público incomparável em todo o mundo. São 28 eventos ao vivo e digitais nas principais
cidades, incluindo Xangai, Hong Kong, Cingapura, Ho Chi Minh City, Seul, Kuala Lumpur, Mumbai, Bangkok, São Paulo e Cidade do México.
Trabalhando ao lado de parceiros estabelecidos do setor, órgãos governamentais e profissionais reconhecidos, o portfólio visa trazer empresas, indivíduos e o setor como um todo para a vanguarda da inovação empresarial global, oferecendo soluções e oportunidades que atendam às necessidades de negócios atuais.
Informações para a imprensa:
Gustavo Monteiro: gustavo.monteiro@fsb.com.br / (21) 98230-2349
Arthur Takebayashy: arthur.takebayashi@fsb.com.br / (11) 98979-1062
Lounge dos embaixadores agita primeiro dia da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes
Chefs estrelados e personalidades do setor encantam visitantes e antecipam tendências
Um time de craques do food service foi a sensação do primeiro dia da Fispal Food Service e
da Fispal Sorvetes 2023. Entre eles, chefs renomados, empreendedores, consultores e professores de gastronomia, que estrearam o evento batendo papo com visitantes, dando dicas para profissionalização e antecipando tendências.
Jean Pontara, sócio da J. Pontara Consultoria, ressaltou que a “Fispal Food Service é o principal ponto de encontro dos steakholders da cadeia”, pontuou o especialista, que falou para a audiência sobre as “Competências essenciais para vendas ao mercado food service”. “A ideia é que as master classes levem conteúdo que realmente transforme a
operação. A venda é importante, claro, mas é fundamental falar sobre técnicas de gestão”, disse.
Estreante no Lounge dos Embaixadores, o chef Clau Arruda promete compartilhar com o público sua história inspiradora. Há um ano e meio, ele foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista. Mas o que poderia ser uma limitação, se tornou uma superação. “Antes eu vinha na Fispal apenas para comer. Agora estou aqui como embaixador e quero ensinar as pessoas autistas a cozinhar. Ter uma rotina na cozinha pode fazer muito bem para nós, autistas”, declarou.
Expositores comemoram o primeiro dia
As 1.800 marcas expositoras presentes na Fispal Food Service 2023, que acontece até o dia 16 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, estão trazendo novidades que deverão se tornar o sonho de consumo de restaurantes, bares, pizzarias, padarias, empresas de catering, sorveterias, indústrias de sorvetes e outros tipos de estabelecimentos.
A expectativa da realizadora, a multinacional Informa Markets, é de que sejam gerados R$ 1,5 bilhão em negócios durante os quatro dias. É um número expressivo, considerando que os eventos B2B deverão impactar a economia da cidade de São Paulo em R$ 18 bilhões em 2023, com a participação de 12 milhões de pessoas, de acordo com dados da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe).
Pedro Dávila, representante comercial da Elgin, líder mundial em refrigeração e compressores, destacou a importância da feira para testar e validar as novidades da marca. Já neste primeiro dia, a empresa iniciou a apresentação do Gelatto Expresso, máquina automática no conceito de gelatto que permite ao próprio consumidor preparar o seu pedido por meio do painel touchscreen. Com a interação, os visitantes puderam experimentar na prática o funcionamento da máquina e degustar o resultado na hora, gerando feedbacks em
tempo real.
Entre os estreantes da Fispal Food Service, a Nutrilar, empresa familiar há mais de 20 anos no mercado, reforçou que a presença na feira é importante para desenvolver o plano de expansão da companhia para o Sudeste e outras regiões –atualmente, o negócio está concentrado no Nordeste. Segundo David Sales, executivo comercial, os resultados já
chegaram no primeiro dia, com a apresentação dos produtos para players de diversas localidades.
Pizzas em alta
Outro espaço concorrido no primeiro dia do evento foi a Oficina da Pizza, onde os visitantes puderam acompanhar palestras e oficinas práticas de técnicas, além de obter informações sobre ingredientes e desfrutar de degustações. O espaço, decorado como uma cantina italiana, é uma parceria com o Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas (CTP) e tem curadoria de Ronaldo Ayres, o “Senhor Pizza”.
Na oficina “Pizza de alta hidratação e longa fermentação”, o Chef Wilson Ferreira desmistificou a matéria-prima brasileira: “É mito que somente massas internacionais possibilitem alt hidratação, com marcas nacionais podemos alcançar um percentual de até 80%”. O Chef ainda destacou que o maior segredo para massas de pizza é a junção de
fermentação e temperatura.
O processo de fermentação também pode ser sustentável, de acordo com o Senhor Pizza: “É possível conseguir a temperatura ideal com fornos elétricos. Nosso trabalho deve ter essa reocupação com a sustentabilidade e, por isso, fornos a lenha não são mais
essenciais para resultados melhores”.
Os chefs Guilherme Branzani e Leonidas Fagundes também fizeram apresentações sobre “Captação de clientes” e “Manutenção preventiva nos equipamentos da cozinha”,
respectivamente.
Quem passou em frente ao estande do Grupo ITW, que oferece fornos, estufas e máquinas de panificação entre suas várias soluções inovadoras, teve a oportunidade de viver uma experiência única: colocar a mão na massa e ajudar os chefs do espaço a preparar pizzas em fornos supermodernos. Uma das novidades trazidas especialmente para o evento foi o Pizza Master, um forno sueco que atinge 500 graus de temperatura e prepara pizzas em apenas dois minutos. “É um equipamento versátil, que pode atender empreendimentos de vários portes. Certamente representa um ganho de produtividade”, afirma Viviane Otaviani, gerente de marketing da empresa.
Tudo sobre pão
As delícias da Fispal Food Service 2023 não ficaram penas no universo das pizzas. O evento contou também com um estande para compartilhamento de experiências e conhecimentos para os amantes do pão: o Espaço da Levain Escola de Panificação, chefiado pelo renomado Rogério Shimura.
Entre os temas abordados estava a “otimização tecnológica de processos para o setor de padarias”. Um dos convidados, Emerson Amaral, administrador especializado em gestão empresarial na área de panificação, da Ideal Consultoria, ressaltou a importância dos produtos congelados para o setor: “Eles têm impacto tanto no aumento da produtividade
quanto na redução de perdas. Não basta fazer um bom pão, tem que entender de gestão”.
Sustentabilidade em alta
Equipamentos que contribuem para a proteção do planeta também foram destaque no primeiro dia do evento. A Fricon levou refrigeradores ultramodernos que utilizam como fluido refrigerante o R-290, de baixo impacto ambiental. Já a Ecofoodpack apresentou embalagens 100% recicláveis feitas com papéis provenientes de fontes sustentáveis e com
práticas de fabricação que diminuem o impacto ambiental.
“No mundo atual, cada vez maisse fala em consumo inteligente e preservação do meio ambiente através de práticas sustentáveis. Esse tipo de embalagem ajuda a economizar dinheiro e espaço de estoque, além de contribuir para a preservação da natureza”, afirma Thiago Maranhão, gerente de Marketing da Ecofoodpack.
Outro projeto que ganhou força no primeiro dia da Fispal Food Service foi o Quebrada Alimentada, idealizado pelo chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó. Todos os alimentos entregues no evento como ingresso solidário serão revertidos para a ação social, que ao longo dos próximos meses pretende distribuir cestas básicas para 400 famílias
em situação de vulnerabilidade social na Zona Norte de São Paulo.
Fruta Imperfeita
Atuando no combate ao desperdício de alimentos, o projeto Fruta Imperfeita também marca presença. O fundador, Roberto Matsuda, explica que os vegetais considerados “fora do padrão” são selecionados e comprados nos sítios de pequenos produtores, em vez de serem descartados. Desde o início da empreitada, há sete anos, já foram salvas 1.000 toneladas de frutas, verduras e legumes. A venda dos vegetais, feita apenas por meio de delivery na Grande São Paulo, alcança 1.500 clientes semanalmente.
De acordo com a vice-presidente de Sustentabilidade e Audiência da Informa Markets, Araceli Silveira, esse é um dos pilares da feira: “Não é algo que a gente pode ou não fazer, ela faz parte da estratégia dos negócios”.
Serviço
Data: 13 a 16 de junho de 2023
Horário: terça a quinta-feira das 13h às 20h e sexta-feira das 13h às 19h
Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo – SP
Promoção e Organização: Informa Markets Brasil
Sobre a Fispal Food Service
A Fispal Food Service, reconhecida como a principal feira do setor food service da América do Sul há mais de 37 anos, agora se reposiciona como a principal plataforma de conexão dos profissionais do food service, oferecendo conteúdo, oportunidades de negócios e networking durante os 365 dias do ano, por meio de seus eventos físicos, híbridos e digitais, no pavilhão e na Plataforma Fispal Food Digital. Para mais informações, visite: www.fispalfoodservice.com.br
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros.
Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com.
Hospitalidade, Alimentos & Bebidas na Informa Markets
O portfólio de Hospitalidade, Alimentos e Bebidas da Informa Markets inclui uma série de eventos comerciais globais presenciais, virtuais e híbridos destinados a promover networking, oferecer conteúdo e proporcionar oportunidades de negócios para o setor. Com vários eventos estabelecidos no mercado mundial, como Hotelex Shanghai, Food&HotelAsia, HOFEX, Fispal Food Service e Abastur, o portfólio oferece um alcance de público incomparável em todo o mundo. São 28 eventos ao vivo e digitais nas principais
cidades, incluindo Xangai, Hong Kong, Cingapura, Ho Chi Minh City, Seul, Kuala Lumpur, Mumbai, Bangkok, São Paulo e Cidade do México.
Trabalhando ao lado de parceiros estabelecidos do setor, órgãos governamentais e profissionais reconhecidos, o portfólio visa trazer empresas, indivíduos e o setor como um todo para a vanguarda da inovação empresarial global, oferecendo soluções e oportunidades que atendam às necessidades de negócios atuais.
Informações para imprensa:
Gustavo Monteiro: gustavo.monteiro@fsb.com.br / (21) 98230-2349
Arthur Takebayashy: arthur.takebayashi@fsb.com.br / (11) 98979-1062
Fispal Food Service e Fispal Sorvetes deverão gerar R$ 1,5 bilhão em negócios
Eventos realizados pela Informa Markets vão oferecer o “Serviço de Desenvolvimento do Mercado”, contribuindo para a profissionalização e crescimento sustentável de pequenos negócios São Paulo, 12 de junho de 2023.
Reconhecidas como as principais feiras do setor de food service da América do Sul há quase 40 anos, a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes reunirão, de 13 a de 16 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, mais de 1.800 marcas expositoras que trarão tendências e soluções em equipamentos, acessórios, utensílios, mobiliário, higiene e limpeza profissional. A expectativa da realizadora, a multinacional Informa Markets, é de que sejam gerados R$ 1,5 bilhão em negócios durante os quatro dias. É um número expressivo, considerando que os eventos B2B deverão impactar a economia da cidade de São Paulo em R$ 18 bilhões em 2023, com a participação de 12 milhões de pessoas, de acordo com dados da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe).
O evento deve receber mais de 46 mil visitantes, entre profissionais de restaurantes, bares, pizzarias, padarias, empresas de catering, sorveterias, indústrias de sorvetes e outros tipos de estabelecimentos.
Atrações da feira:
• Fale com um Especialista: apresentada pela Sociedade Internacional de Consultores de Food Service, a atração promove consultorias gratuitas sobre gestão de estabelecimento e projetos de cozinha profissional com especialistas do setor.
• Point dos Chefes: diversos chefs de cozinha do País se reúnem para trocar experiências e compartilhar conhecimento.
• Levain Escola de Panificação e Confeitaria: o chef Rogério Shimura traz um conteúdo especial formulado pela sua própria curadoria.
• Conexões Food Techs: promovido em parceria com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), esse espaço será voltado para operadores e empresas de tecnologia para food service, apresentando2desde soluções de relacionamento com o cliente até ferramentas de gestão de negócios.
• Oficina da Pizza: junto com o Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas (CTP), a Fispal Food Service preparou essa experiência que abrange toda a cadeia do universo da pizza. Com a curadoria de Ronaldo Ayres, o “Senhor Pizza”, a atração traz palestras, oficinas práticas de técnicas, informações sobre ingredientes e degustação.
• Setor de Café: ambiente voltado para o mundo do café, com soluções e tendências para cafeterias e demais empreendimentos ligados à bebida.
• Arena Senai: ciclo de palestras envolvendo temáticas como tecnologia de desenvolvimento de produtos, cadeia do frio, logística e eficiência energética.
• Gelado Experience: com uma arena na Fispal Sorvetes, o Gelado Experience reúne especialistas do setor para promover atividades sobre práticas de formulações, receitas, gestão de sorveterias, processos industriais e outros temas da área.
• Auditório Sebrae: auditório com capacidade para 80 pessoas para palestras e rodada de negócios, além de espaço para expositores e área de atendimento ao cliente.Novidades dos expositores:
• A Linx leva a suíte de soluções desenvolvidas exclusivamente para o setor, com opções de autoatendimento, delivery e gestão de bares e restaurantes. Além de Degust, Menew e Neemo, já conhecidas no segmento, os destaques serão o Degust PDV One Android, ponto de venda que funciona em terminais de atendimento com sistema operacional Android, e o QR Linx na Mesa, produto desenvolvido para digitalizar o atendimento presencial por meio do QR Code, disponibilizando um cardápio digital para visualização ou realização de pedidos com comanda aberta e pedidos com comanda fechada.
• A Mult-Grill estará presente na Fispal com toda linha de Equipamentos, Chapas, Grills, Estufa de Proteínas, Fritadeira, Tostadores de Pães,3Pista e Gaveta Aquecida, Mesa para montagem de Lanches, Refrigeradores e outros. Lançaremos o Conservador de Frituras e Hot Pump Mult-Grill®.
• O Grupo Alteso lança a New Versatile Pro, que espreme 29 laranjas por minuto e possui um cesto com capacidade de 16kg. O equipamento promete aumentar em 15% a produção de sucos graças à nova esteira de rotação de descarte do bagaço.
• A Tetra Pak Brasil exibe equipamentos e serviços já consolidados no mercado sorveteiro, entre eles a Tetra Pak® Continuous Freezer, modelo de produtora contínua que faz o congelamento do sorvete ou sorbet e possibilita manter a produção estável e controlada, entregando um produto de qualidade.
• A Tramontina irá apresentar novidades como a Linha 900 América, Fogão de Indução, Frigideiras Profissionais Fusion, Frigideira Pergaminho de Ferro, Facas Sublime e a Linha Ritmo de mobiliário. Uma das estrelas, o fogão de indução tem potência e eficiência superiores às dos fogões a gás e elétricos, tem estrutura construída em aço inox, controle de potência com 10 níveis e com opção de controle de temperatura de 60 °C a 240 °C. A ativação é feita somente com contato da panela, evitando o desperdício de energia e garantindo segurança. Além disso, possui pés com regulagem de altura e é de fácil limpeza.
• A Nexxo Inteligência Empresarial, especializada em soluções financeiras e contábeis para empreendedores gastronômicos, anuncia o aguardado lançamento do sistema Prime Cost durante a Fispal. Essa poderosa ferramenta promete transformar o setor de restaurantes ao proporcionar um eficiente controle dos custos de mão de obra (CMO) e custo dos produtos vendidos (CMV).
• A Dayhome Food Service apresenta os liquidificadores profissionais Vitamix Commercial. Um chef de cozinha vai preparar diversas bebidas entre smoothies e frapês demonstrando a qualidade e eficiência dos liquidificadores, considerados os mais utilizados em redes de fast food do mundo.
• A VHM Vidros, que estreia no evento, apresenta vidros para expositores, portas de refrigerador, vidros para fornos, novidades em portas deslizantes para balcão e em serigrafia.
• A Sou Tech leva para a feira robôs de serviços que interagem com humanos e podem ser utilizados em atendimento, delivery e4hospitalidade. Serão expostos os modelos BellaBot e KettyBot – premiados mundialmente, realizam entregas de pratos nas mesas e os recolhem à cozinha, recepcionam e guiam os clientes, além de exibir informativos e propagandas.
• A Aguia Inox leva para a Fispal Food Service o seu tanque reator, que funciona como misturador homogeneizador de temperatura com aquecimento e resfriamento. Possui controle de temperatura e velocidade de agitação.
• Conexled. Pioneira em iluminação LED para as áreas industriais no Brasil, com laboratórios de testes próprios e atendimento personalizado, apresenta a luminária LED hermética IP69k e outras linhas de iluminação adequadas a indústrias alimentícias e de maquinários. Também estão disponíveis: Projetor LED blindado com fechamento em vidro (Linha Guaecá - CLG), Luminária industrial blindada (Linha Timbó - CLT), Luminária industrial hermética (Linha Boracéia - CLB).
• A TOTVS leva seu portfólio completo de soluções para o setor, que atende 13 subsegmentos de food service, como bares e restaurantes, padarias, lojas de conveniência e sorveterias. Com soluções que atendem desde a gestão do negócio (backoffice) até o PDV, as ferramentas permitem uma visão integrada de todos os processos – do estoque à entrega do pedido, passando por cardápio digital, gestão de promoções e delivery, além de controle financeiro, compras, faturamento, gestão de clientes etc.
• Em mais um ano de participação no evento, a Thonart traz sua linha de cadeiras, banquetas, mesas e booths para restaurantes, bares, cafeterias e similares. Com mais de 115 anos no mercado, a empresa fabrica móveis de alta qualidade e design exclusivo combinando a técnica artesanal de vergar madeira maciça com tecnologia de ponta. Atenta a questões ambientais, a empresa investe em algumas iniciativas tais como: produção dos móveis com madeira proveniente de cultivo próprio e pesquisas para identificar materiais com baixo impacto ambiental.
• O controle e registro das temperaturas são itens fundamentais na conservação de alimentos e regulamentados por entidades como FDA (Food and Drug Administration) e Anvisa. Por isso a Full Gauge Controls expõe toda a tecnologia do software Sitrad PRO, que permite o controle em tempo real e a distância de freezers e câmaras frias,5armazenando os dados de temperatura por intervalos de tempo determinados pelo usuário, permitindo a emissão de relatórios gráficos completos e personalizados, os quais servem como comprovação do bom funcionamento de equipamentos em auditorias e fiscalizações. É o fim das planilhas preenchidas manualmente.
• A Rational Brasil apresenta o iCombi Pro, um forno combinado inteligente, e o equipamento de cocção multifuncional iVario Pro. O iCombi Pro garante sempre o melhor resultado de cocção – seja no preparo de alimentos assados, fritos, grelhados ou cozidos no vapor. Já o iVario Pro substitui caldeiras, frigideiras basculantes, panelas de pressão e fritadeiras, sendo até 4 vezes mais rápido, e economizando até 40% de energia.
• A Nogueira Brinquedos & Parques, marca referência na criação de parques e espaços kids para bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais, hotéis e condomínios, escolas e buffets, apresenta na feira seu modelo de negócios para o segmento de food service.
• A TecToy apresenta um portfólio completo, em sintonia com a nova fase da empresa, com produtos voltados ao mercado B2B e B2C. Games, babá eletrônica e automação residencial estão entre os equipamentos expostos durante a feira. Em relação aos produtos de automação comercial, quiosques para autoatendimento, PDVs e etiquetas eletrônicas, também fazem parte da mostra. A empresa também apresenta soluções para os meios de pagamento.
• A Toledo do Brasil, líder no mercado de soluções tecnológicas em pesagem, lança oficialmente o fatiador Agile 300s. Com um design ergonômico e intuitivo, o equipamento permite um manuseio fácil e confortável, enquanto a lâmina afiada e precisa garante fatias uniformes e perfeitas em diversos tipos de alimentos. Além disso, o sistema de segurança avançado do Agile 300s oferece proteção aos usuários, reduzindo o risco de acidentes e lesões. Vamos ter uma balança que ouve, fala, aprende e sabe diferenciar uma banana de um pepino, por exemplo, via inteligência artificial. Desenvolvido 100% no Brasil e quem ajudou a criar foi uma engenheira super jovem tem menos de 30 anos.
Quem visitar a Fispal Food Service 2023, de 13 a 16 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, vai ter a oportunidade de sentir aquele cheirinho gostoso de pizza invadindo todo o pavilhão. É que a feira, promovida pela Informa Markets há quase 40 anos, vai ter uma programação intensa e exclusiva para os profissionais do segmento – e também, claro, para os empreendedores interessados em entrar para o ramo.
O maior encontro do setor de alimentação fora do lar na América Latina se uniu ao CTP, Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas, para apresentar um novo projeto: a Oficina da Pizza.
Com a curadoria de Ronaldo Ayres, o “Senhor Pizza”, ela reunirá os mais experientes e renomados chefs pizzaiolos do Brasil, entre eles Fabiano Olivares, Du'tchello, Guilherme Branzani, Renã Souza, Isaias Soares e Marcos Cesar.
“Será uma experiência completa para o segmento, onde os amantes da boa pizza vão aprender técnicas especiais de preparo, com ingredientes essenciais para alcançar o máximo de sabor e qualidade”, adianta o Ayres, que começou sua trajetória profissional com apenas 9 anos de idade, lavando pratos e observando pizzaiolos, e já trabalhou para mais de 150 pizzarias.
Conhecimento que alimenta
As palestras começarão às 14h e terminarão às 18h45. Entre os temas a serem abordados estão “Captação de clientes”; “Manutenção preventiva nos equipamentos da cozinha”; “Pizza de alta hidratação e longa fermentação”, “Como ter uma pizzaria de sucesso”; “Saúde financeira. Sua pizzaria pede socorro?”; “Os segredos de uma pizza doce irresistível e de dar água na boca”; “Tendências de pizzas nutritivas” e “Os segredos da fermentação”.
Outra atração de dar água na boca será a “Conexão Pizza”, que acontecerá no estande da Apubra - Associação Pizzarias Unidas do Brasil. Promovido em parceria com a Fornoflex, o espaço será destinado a palestras gratuitas com grandes especialistas do segmento.
Além de mostrar inovações do nicho de alimentos e bebidas, a expectativa da Apubra nesta terceira participação na feira é entregar um conteúdo de qualidade a fim de gerar mais conhecimento, desenvolvimento e novas oportunidades de negócios para todos os envolvidos na cadeia.
“Abordaremos desde o gerenciamento de uma pizzaria até dicas técnicas para preparar uma massa de sucesso, e, para isso, contaremos com a participação de mais de 30 especialistas. Vamos trazer os segredos de um empreendimento de alto desempenho, habilidades com CMV (Custo de Mercadoria Vendida), clássicos italianos, além de tendências internacionais”, explica Gustavo Cardamoni, presidente da entidade.
Um mercado em expansão
O mercado brasileiro de pizzaria teve um crescimento de 499% nos últimos dez anos, segundo um estudo da Apubra, que levou em consideração uma amostragem de 70.839 empreendimentos. Desses, 85% (60.410) registraram abertura entre 2012 e 2022. No que diz respeito ao tamanho dos estabelecimentos, as microempresas representam 94% do total.
Nos últimos três anos, a expansão das pizzarias que já estavam em operação também chamou a atenção no estudo, visto que foram abertas 676 filiais. “Essa performance foi impulsionada pelo crescimento das tendências de delivery e dark kitchens, que devem permanecer em alta ainda nos próximos anos”, afirma Cardamoni.
Tendências: veganas, tilápia e costela defumada
De acordo com o CTP, as versões veganas de pizza estão em alta, entre elas as de couve e repolho. Além disso, novos sabores diferentões vêm surpreendendo os consumidores Brasil afora: tilápia, linguiça cuiabana, costela defumada, estrogonofe, hamburguer, hot dog e temaki estão entre eles. No universo das doces, queijo com geleia, pão de mel e pizza com massa de chocolate vêm ganhando fãs. “Na Oficina da Pizza daremos destaques aos grandes chefs do setor, cada um trazendo novidades com suas próprias criações, dividindo suas experiências e dando dicas desse imenso universo da pizza que nada mais é que um mundo de muita criatividade, ousadia e de diversas combinações de sabores”, promete o Senhor Pizza.
Também tem pão!
Para quem pensa que as delícias da Fispal Food Service 2023 ficarão apenas no universo das pizzas, o evento contará também com um estande para compartilhamento de experiências e conhecimentos para os amantes do pão: o Espaço da Levain Escola de Panificação, chefiado pelo renomado Rogério Shimura. “Teremos palestras exclusivas com foco em empreendedorismo, desenvolvimento profissional, gestão e treinamento para profissionalização de empresários e gestores de padarias, indústrias de panificação e confeitarias. Daremos também 28 aulas para multiplicar o conhecimento nesse universo delicioso da panificação”, garante Shimura. Serviço
Data: 13 a 16 de junho de 2023
Horário: terça a quinta-feira das 13h às 20h e sexta-feira das 13h às 19h
Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo – SP
Promoção e Organização:
Informa Markets Brasil Credenciamento e ingressos Sobre a Fispal Food Service A Fispal Food Service, reconhecida como a principal feira do setor food service da América do Sul há mais de 37 anos, agora se reposiciona como a principal plataforma de conexão dos profissionais do food service, oferecendo conteúdo, oportunidades de negócios e networking durante os 365 dias do ano, por meio de seus eventos físicos, híbridos e digitais, no pavilhão e na Plataforma Fispal Food Digital.
Para mais informações, visite: www.fispalfoodservice.com.br
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.
Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com.
Hospitalidade, Alimentos & Bebidas na Informa Markets
O portfólio de Hospitalidade, Alimentos e Bebidas da Informa Markets inclui uma série de eventos comerciais globais presenciais, virtuais e híbridos destinados a promover networking, oferecer conteúdo e proporcionar oportunidades de negócios para o setor. Com vários eventos estabelecidos no mercado mundial, como Hotelex Shanghai, Food&HotelAsia, HOFEX, Fispal Food Service e Abastur, o portfólio oferece um alcance de público incomparável em todo o mundo. São 28 eventos ao vivo e digitais nas principais cidades, incluindo Xangai, Hong Kong, Cingapura, Ho Chi Minh City, Seul, Kuala Lumpur, Mumbai, Bangkok, São Paulo e Cidade do México. Trabalhando ao lado de parceiros estabelecidos do setor, órgãos governamentais e profissionais reconhecidos, o portfólio visa trazer empresas, indivíduos e o setor como um todo para a vanguarda da inovação empresarial global, oferecendo soluções e oportunidades que atendam às necessidades de negócios atuais.
Projeto Conexões Foodtechs acontece em parceria com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR)
Com processos cada vez mais tecnológicos e automatizados no mercado de alimentação fora do lar, a Fispal Food Service, que acontece entre os dias 13 e 16 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, preparou, junto com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), o Conexões Foodtechs, projeto que cria um ambiente de trocas entre operadores e empresas de tecnologia da área. De ferramentas para gestão de negócios até formas de relacionamento com o cliente, soluções para otimizar os processos nas empresas de food service serão debatidos na arena. “Nos estabelecimentos do setor, a tecnologia está atrelada à redução de custos, simplificação dos processos e melhor gestão do negócio, entre outros pontos. O Conexões Foodtechs atua junto à nossa iniciativa do Serviço de Desenvolvimento do Mercado, contribuindo para que os empreendedores consigam alcançar uma sustentabilidade econômica e operacional”, conta Daniel Corigliano, show manager da Fispal Food Service.
Destaques da programação - Conexões Foodtechs
Dividida entre os quatro dias de evento, a grade do Conexões Foodtechs traz temas e convidados como:
Tecnologia para restaurantes - Oracle
Experiência do cliente - Falaê
Otimização de compras - Cota Compras
Cadeira de produção - Clicampo
Delivery - Pede Pronto
Delivery logística - Uber
Pagamento digital - QLub
Segurança do alimento - Suflex
Cadeia de distribuição - Frubana
Sistemas de atendimento - Anota aí
Consumidor - Galunion
Automação - Alterdata
Inovação - Future Tank
Consumidor - CRM Bônus
ESG - Food to Save
Otimização de compras
Os ingressos para a Fispal Food Service já estão disponíveis no site oficial do evento, assim como detalhes da programação completa.
Data: 13 a 16 de junho de 2023
Horário: terça a quinta-feira das 13h às 20h e sexta-feira das 13h às 19h
Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo – SP
Promoção e Organização: Informa Markets Brasil
Sobre a Fispal Food Service
A Fispal Food Service, reconhecida como a principal feira do setor food service da América do Sul há mais de 37 anos, agora se reposiciona como a principal plataforma de conexão dos profissionais do food service, oferecendo conteúdo, oportunidades de negócios e networking durante os 365 dias do ano, por meio de seus eventos físicos, híbridos e digitais, no pavilhão e na Plataforma Fispal Food Digital.
Para mais informações, visite: www.fispalfoodservice.com.br
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com.
Hospitalidade, Alimentos & Bebidas na Informa Markets
O portfólio de Hospitalidade, Alimentos e Bebidas da Informa Markets inclui uma série de eventos comerciais globais presenciais, virtuais e híbridos destinados a promover networking, oferecer conteúdo e proporcionar oportunidades de negócios para o setor. Com vários eventos estabelecidos no mercado mundial, como Hotelex Shanghai, Food&HotelAsia, HOFEX, Fispal Food Service e Abastur, o portfólio oferece um alcance de público incomparável em todo o mundo. São 28 eventos ao vivo e digitais nas principais cidades, incluindo Xangai, Hong Kong, Cingapura, Ho Chi Minh City, Seul, Kuala Lumpur, Mumbai, Bangkok, São Paulo e Cidade do México. Trabalhando ao lado de parceiros estabelecidos do setor, órgãos governamentais e profissionais reconhecidos, o portfólio visa trazer empresas, indivíduos e o setor como um todo para a vanguarda da inovação empresarial global, oferecendo soluções e oportunidades que atendam às necessidades de negócios atuais.
Fispal Sorvetes traz palestras sobre como inovar no setor para se diferenciar do concorrente
Gelato Plant Based, Confeitaria & Sorvetes, Ice Drinks e outros temas serão abordados na atração Gelado Experience
A Fispal Sorvetes, mais importante evento para sorveterias e indústrias de sorvetes, vai trazer as últimas inovações e tecnologias do setor ao Expo Center Norte, em São Paulo, entre 13 e 16 de junho. A feira, que acontece simultaneamente à Fispal Food Service, deve reunir mais de 1.800 marcas e 46 mil visitantes de toda a América do Sul. Além das novidades em produtos e serviços, os participantes terão uma programação extensa de palestras e consultorias.
Para o setor de sorvetes e gelados comestíveis, composto em 92% por micro e pequenas empresas, segundo os últimos dados da Abrasorvete, divulgados em 2021, o evento é uma oportunidade de proporcionar os conteúdos utilizados pelos grandes players aos pequenos negócios. Ainda segundo a associação, as vendas de sorvetes e alimentos similares no País vêm em tendência de alta há um tempo: entre 2008 e 2018, por exemplo, esse número aumentou 80%.
O gerente da Fispal Sorvetes, Daniel Corigliano, reforça a importante da qualificação profissional e do investimento em novas tecnologias para que as sorveterias e indústrias se mantenham competitivas no mercado. “Adaptações em maquinários, transformações tecnológicas e automação promovem a agilidade produtiva. Grandes fornecedores expõem seus produtos durante o evento. Em nenhum outro lugar, profissionais do setor de sorvetes vão encontrar tantas soluções e conteúdo para os seus negócios”, completa.
Um dos grandes destaques da programação da Fispal Sorvetes é a Arena Gelado Experience, que conta com a correalização da Duas Rodas.
Atrações – Arena Gelado Experience
13 de junho - Como inovar no sorvete Soft? Palestrantes: Marcus Alessandretti, maestro gelatiere na Duas Rodas, Carolina Nannini, maestra gelatiere na Carpigiani Brasil, e Rodrigo Calderan, técnico em Sorvetes na Duas Rodas - Instagram - Como organizar o feed e conquistar mais clientes? Palestrante: Camila Renaux - Confeitaria & Sorvetes - Veja como diferenciar seu portfólio e atrair mais clientes Palestrantes: Chef. Murilo, da Specialitá e Gláucia Parente, técnica em Sorvetes na Duas Rodas
14 de junho - Gelato Plant Based: Aprenda como preparar e atrair consumidores Palestrantes: Marcus Alessandretti, maestro gelatiere na Duas Rodas, Carolina Nannini, maestra gelatiere na Carpigiani Brasil, e Antônio Verissímo, técnico em Sorvetes na Duas Rodas - O que o consumidor de sorvetes está buscando? Palestrante: Diego Ravell, da Planta - Açaí, um produto que virou tendência mundial: Amplie seu portfólio e saia da sazonalidade Palestrantes: Jackson Freitas, especialista em açaí e membro da Duas Rodas, Carolina Nannini, maestra gelatiere na Carpigiani Brasil, e Gláucia Parente, técnica em Sorvetes na Duas Rodas
15 de junho - Gelatos para comemorar: um intercâmbio entre Itália e Brasil Palestrantes: Marcus Alessandretti, maestro gelatiere na Dua Rodas, Carolina Nannini, maestra gelatiere na Carpigiani Brasil, e Armando Laiun, da Cairu - Tecnologia em equipamentos Palestrante: Carolina Nannini, maestra gelatiere na Carpigiani Brasil - Esclarecendo dúvidas sobre a nova rotulagem nutricional Palestrante: Aline Nakele, gerente de Assuntos Regulatórios da Food Design
16 de junho - Três sabores que não poderão faltar nesta temporada Palestrantes: Vitor Limongi, especialista técnico em Sorvetes na Duas Rodas, Carolina Nannini, maestra Ggelatiere na Carpigiani Brasil, e Daniel da Silva Santos, técnico em Sorvetes na Duas Rodas - Happy Hour - Ice Drinks Palestrante: Chef. Walberto, da Specialitá, Carolina Nannini, maestra gelatiere na Carpigiani Brasil, e Pedro Figueiredo, técnico em Sorvetes na Duas Rodas
Serviço
Data: 13 a 16 de junho de 2023
Horário: terça à quinta-feira das 13h às 20h e sexta-feira das 13h às 19h
Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo – SP
Promoção e Organização:
Informa Markets Brasil
Credenciamento e ingressos: Os ingressos estão disponíveis em três categorias - inteira, meia e solidária (com doação de 1 quilo de alimento não perecível por pessoa)
Sobre a Fispal Food Service
A Fispal Food Service, reconhecida como a principal feira do setor food service da América do Sul há mais de 37 anos, agora se reposiciona como a principal plataforma de conexão dos profissionais do food service, oferecendo conteúdo, oportunidades de negócios e networking durante os 365 dias do ano, por meio de seus eventos físicos, híbridos e digitais, no pavilhão e na Plataforma Fispal Food Digital.
Para mais informações, visite: www.fispalfoodservice.com.br
Sobre a Informa Markets A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.
Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com.
Hospitalidade, Alimentos & Bebidas no Informa Markets
O portfólio de Hospitalidade, Alimentos e Bebidas da Informa Markets inclui uma série de eventos comerciais globais presenciais, virtuais e híbridos
Information Classification: General destinados a promover networking, oferecer conteúdo e proporcionar oportunidades de negócios para o setor. Com vários eventos estabelecidos no mercado mundial, como Hotelex Shanghai, Food&HotelAsia, HOFEX, Fispal Food Service e Abastur, o portfólio oferece um alcance de público incomparável em todo o mundo. São 28 eventos ao vivo e digitais nas principais cidades, incluindo Xangai, Hong Kong, Cingapura, Ho Chi Minh City, Seul, Kuala Lumpur, Mumbai, Bangkok, São Paulo e Cidade do México. Trabalhando ao lado de parceiros estabelecidos do setor, órgãos governamentais e profissionais reconhecidos, o portfólio visa trazer empresas, indivíduos e o setor como um todo para a vanguarda da inovação empresarial global, oferecendo soluções e oportunidades que atendam às necessidades de negócios atuais.
Eventos realizados pela Informa Markets vão oferecer o “Serviço de Desenvolvimento do Mercado”, contribuindo para a profissionalização e crescimento sustentável de pequenos negócios
São Paulo, 20 de abril de 2023 - Estão abertas as vendas de ingressos para a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes, feiras simultâneas que acontecem entre 13 e 16 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Promovidos pela Informa Markets Brasil, os eventos, reconhecidos como os maiores do setor de food service na América do Sul, deverão reunir mais de 46 mil visitantes, entre eles profissionais de restaurantes, bares, pizzarias, padarias, sorveterias, indústrias de sorvetes e outros estabelecimentos. Além da exposição no pavilhão, as feiras integram uma plataforma de negócios que funciona durante todo o ano, oferecendo conteúdo digital especializado e consultoria com foco no desenvolvimento de operadores do segmento.
Mais de 1.800 marcas expositoras trarão tendências e soluções em equipamentos, acessórios, utensílios, mobiliário, higiene e limpeza profissional, automação comercial, embalagens etc. Uma oportunidade para que empreendedores do food service encontrem, em um só local, soluções e conteúdo para um crescimento sustentável. Para Daniel Corigliano, show manager da Fispal Food Service, a modernização e a inovação em tecnologia dos empreendimentos são fatores cruciais para contribuir com a geração de resultados positivos como os apresentados na PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE), que revelou um aumento na geração de empregos no grupamento Alojamento e Alimentação (no qual bares e restaurantes têm representatividade acima de 85%). De acordo com a pesquisa, de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023, o resultado foi 3,3% superior ao mesmo período do ano anterior no que se refere à criação de vagas. Além disso, dados apurados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostram que, em 2022, o salário médio do setor de bares e restaurantes subiu cerca de 9,6% no País, acima, portanto, dos 8,3% da média geral. “Um dos grandes diferenciais da Fispal Food Service é que buscamos apoiar os estabelecimentos do setor, especialmente os pequenos e médios, mostrando o caminho das pedras para que possam aprimorar seus negócios, realizar networking, pensar em novas ideias, encontrar soluções, fortalecer o relacionamento com fornecedores de maneira acessível e buscar informação com especialistas, o que dá a eles bagagem para planejar melhorias nos negócios e crescer de forma sustentável”, afirma Corigliano.
O executivo acrescenta que as atrações deste ano farão parte do “Serviço de Desenvolvimento do Mercado”, projeto que visa levar conhecimento por meio de palestras, apresentações, shows e consultorias gratuitas. Essa é uma das iniciativas que fazem parte do programa global da Informa Markets de incorporar a sustentabilidade de forma transversal em seus eventos B2B no mundo inteiro. O setor food service vencendo desafios O evento acontece em um momento de virada do mercado food service - o segmento espera um faturamento de aproximadamente R$ 407 bilhões neste ano, segundo estimativas da Abrasel, o que já aponta crescimento em relação a 2022. Na programação dos quatro dias, os visitantes vão poder, além de realizar consultorias gratuitas e participar de palestras, conhecer o Point dos Chefes, a Oficina de Pizza e a Escola de Panificação e Confeitaria, entre outras atrações. Realizada junto com a Food Service, a Fispal Sorvetes, voltada para a indústria e sorveterias, traz o Gelado Experience, com apresentações e demonstrações práticas dos processos e soluções dentro do mundo sorveteiro.
Os ingressos já estão disponíveis no site em três categorias - inteira, meia e solidária (com doação de 1 quilo de alimento não perecível por pessoa) – e podem ser adquiridos aqui.
Veja os números - Mais de 46 mil profissionais visitantes;
- Caravanas de 26 países diferentes e 1.500 estabelecimentos do País;
- Aproximadamente 1.800 marcas expositoras. Plataforma de conexão durante o ano inteiro A feira faz parte do portfólio de alimentos e bebidas da Informa Markets, maior organizadora de eventos do segmento no mundo. Por meio de conteúdo digital especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, a empresa constrói jornadas de relacionamentos e negócios entre companhias e mercados 365 dias por ano.
Serviço
Data: 13 a 16 de junho de 2023
Horário: terça a quinta-feira das 13h às 20h e sexta-feira das 13h às 19h
Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo – SP
Promoção e Organização: Informa Markets Brasil
Sobre a Fispal Food Service
A Fispal Food Service, reconhecida como a principal feira do setor food service da América do Sul há mais de 37 anos, agora se reposiciona como a principal plataforma de conexão dos profissionais do food service, oferecendo conteúdo, oportunidades de negócios e networking durante os 365 dias do ano, por meio de seus eventos físicos, híbridos e digitais, no pavilhão e na Plataforma Fispal Food Digital.
Para mais informações, visite: www.fispalfoodservice.com.br Sobre a Informa Markets A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com.
Hospitalidade, Alimentos & Bebidas na Informa Markets
O portfólio de Hospitalidade, Alimentos e Bebidas da Informa Markets inclui uma série de eventos comerciais globais presenciais, virtuais e híbridos destinados a promover networking, oferecer conteúdo e proporcionar oportunidades de negócios para o setor. Com vários eventos estabelecidos no mercado mundial, como Hotelex Shanghai, Food&HotelAsia, HOFEX, Fispal Food Service e Abastur, o portfólio oferece um alcance de público incomparável em todo o mundo. São 28 eventos ao vivo e digitais nas principais cidades, incluindo Xangai, Hong Kong, Cingapura, Ho Chi Minh City, Seul, Kuala Lumpur, Mumbai, Bangkok, São Paulo e Cidade do México. Trabalhando ao lado de parceiros estabelecidos do setor, órgãos governamentais e profissionais reconhecidos, o portfólio visa trazer empresas, indivíduos e o setor como um todo para a vanguarda da inovação empresarial global, oferecendo soluções e oportunidades que atendam às necessidades de negócios atuais.
Apoio
Para visitar:
Dias 11 a 14 de junho de 2024
Expo Center Norte, São Paulo
Horário de visitação:
Terça a quinta-feira: 13h às 20h.
Sexta-feira: 13 às 18h.
Avenida das Nações Unidas
7221 - 22º andar
São Paulo, SP
CEP 05425-902
BRAZIL
e-mail: fispalfoodservice@informa.com
Website: www.informamarkets.com